sexta-feira, 16 de março de 2012

Morre Aziz Ab'Saber, decano da geografia física no Brasil

Aziz Nacib Ab'Saber, um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira, às 10h20, em São Paulo. Ele tinha 87 anos.
Morre César Ades, patriarca do estudo do comportamento animal no Brasil
A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Saber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro.
Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab'Saber morreu em casa e a causa da morte ainda não foi identificada. Não há, por enquanto, informações sobre o velório do geógrafo.
Ab'Saber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outubro de 1924.
Silva Júnior/Folhapress
Foto de arquivo do geógrafo Aziz Ab'Saber, ao receber o troféu Juca Pato como intelectual do ano de 2011
Foto de arquivo do geógrafo Aziz Ab'Saber, ao receber o troféu Juca Pato como intelectual do ano de 2011
Apesar da idade avançada, Ab'Saber continuava sendo um observador das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental.
Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos.
Segundo a SBPC, o geógrafo criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o país, levando em consideração a diversidade de paisagens naturais no Brasil.
O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna
Fonte :http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1062853-morre-aziz-absaber-decano-da-geografia-fisica-no-brasil.shtml

segunda-feira, 12 de março de 2012

Evento - Dia mundial da água e aniversário da Represa Billings

Bom dia! O SEMASA - Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André - por meio do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, promoverá o Evento comemorativo ao Dia mundial da água, e pelo aniversário da Represa Billings. O evento ocorrerá nos dias 21, 22, 27 e 28 de Março de 2012, sempre entre 19:30 e 21:30, e ocorrerá na Av. José Caballero, 143. A inscrição pode ser feita pelo link http://200.148.152.27/dcp/Programacao.aspx?EventoId=25 . Geografia!!!!!
Fonte : www.semasa.sp.gov.br

quarta-feira, 7 de março de 2012

Concurso público para Ribeirão Pires

Bom dia!! Aí vai uma dica de concurso público na Região Metropolitana de São Paulo. A Prefeitura de Ribeirão Pires está com concurso público aberto para vários cargos, dentre elesagente de informações cadastrais e georreferenciadas, cuja exigência é ensino médio, e analista de planejamento e meio ambiente, cuja exigência é ensino superior na área ambiental. Acesse http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-ribeirao-pires-sp-170-vagas
Geografia !!

Concurso para professor de Geografia

Bom dia!!! Aí vai uma dica de concurso. A Prefeitura do Município de Suzano está com concurso público aberto, para vários cargos, e também para professor de Geografia. Acesse : http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-suzano-sp-203-vagas
Geografia!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Raios ascendentes são registrados no Brasil

Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) capturou pela primeira vez imagens de raios ascendentes no Brasil.

Quatro raios ascendentes que tiveram início a partir de uma das torres situadas sobre o Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo, foram registrados em um intervalo de apenas vinte minutos. Eles foram gravados com uma câmera rápida de velocidade de 4000 quadros por segundo. Estas observações poderão contribuir para aperfeiçoar as normas de proteção contra raios no país.

"Esta é a primeira comprovação de ocorrência de raios deste tipo no Brasil", afirmou Marcelo Saba, pesquisador do ELAT/INPE e responsável pelas observações.

O registro de quatro raios ascendentes foi algo que chamou a atenção dos pesquisadores. Este é um número muito alto ainda mais quando considerado o pequeno intervalo de tempo. Para se ter uma noção comparativa, no Empire State Building, que foi construído com mais de 100 metros na cidade Nova York, ocorrem em média 26 raios ascendentes por ano.

A grande maioria dos raios (99%) é nuvem-solo, ou seja, raios que se originam nas nuvens e chegam ao chão. Apenas 1% dos raios é ascendente - partem de algo na superfície. Esses percentuais apenas se alteram em locais específicos, construções muito altas, onde o número de raios ascendentes pode superar os raios nuvem-solo.

Os raios ascendentes são em geral artificiais, no sentido de responder às alterações ambientais produzidas pela atividade humana. Eles se originam devido a construções elevadas, como torres de telecomunicação, ou pára-raios de edifícios altos.

Os pesquisadores afirmam que estudos poderão estimar qual a freqüência e quais as condições (como a altura das estruturas e os tipos de nuvens e tempestades) para que o fenômeno ocorra. A pesquisa também poderá aprimorar os sistemas de detecção de descargas atmosféricas que monitoram a incidência de raios no Brasil.

Em alguns países, como o Japão, raios ascendentes têm trazido grandes prejuízos quando atingem turbinas de geração eólica, e em um cenário em que este tipo de geração de energia tem grandes chances de expansão e aplicação no Brasil, torna-se relevante intensificar as pesquisas no país que apresenta a maior incidência de raios do mundo.

Poucos países possuem imagens deste fenômeno, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e a Áustria. Ainda assim, há pouco conhecimento sobre a física e as características dos raios ascendentes, o que torna este registro ainda mais importante para as pesquisas.

Fonte : http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2840

quinta-feira, 1 de março de 2012

Santo André terá seminário sobre áreas verdes urbanas

Nos dias 21 e 22 de março, na Semana Mundial da Água, o Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André) promove na cidade o “1ª Seminário – Áreas Verdes Urbanas”, como forma de criar um espaço democrático e atuante na gestão ambiental do município. O evento é gratuito e possibilita um amplo debate sobre a preservação ambiental nas grandes metrópoles.
1ª Seminário do Comugesan – áreas verdes urbanas: Das áreas de preservação permanente à Parques Urbanos
• Dias 21 e 22 de março
• Local: Auditório Heleni Guaryba – Teatro Municipal de Santo André – Praça IV Centenário,s/n – Centro – Santo André São Paulo.
• Programação: www.semasa.sp.gov.br
• Informações: comugesan@semasa.sp.gov.br// Tel: 11-4433-9923
As inscrições podem ser feitas em http://200.148.152.27/dcp/
Fonte : www.semasa.sp.gov.br
Geografia!!!!!