quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alunos da Fundação lançam livros de Geografia

A Semana de Geografia da Fundação Santo André que termina neste sábado, dia 1º de outubro, é um marco para os alunos do curso. Isso porque na última quarta-feira, dia 28, foram lançados dois livros produzidos pelos estudantes “Da sala de aula ao estudo do meio – alternativas para o ensino de Geografia” e “Cartografia e Geografia: temas e debates”, ambos organizados pelo professor Clézio Santos. A semana, que homenageia Adoniram Barbosa, propicia desde terça-feira, dia 27, debates e palestras sobre as transformações na cidade sob o olhar do poeta.
De acordo com o professor palestrante da abertura do evento, Wladimir Jansem Ferreira, o evento discute o progresso da cidade. “E o tema é bem propício, pensado com muito carinho, pois é importante trazer debates como este para a academia e também para a formação política”, disse.
Sobre os lançamentos dos livros o professor que organizou a coletânea relata que além de divulgar os projetos produzidos pelos alunos, promove o curso de Geografia. “Estas pesquisas que formam a coletânea de textos registram o estudo do meio, com isso podemos divulgar o nosso trabalho”, afirmou o professor Clézio.
Durante o lançamento dos livros, o professor José Mariano Caccia Gouveia, afirmou que o curso de Geografia da Fundação Santo André é um dos melhores do país. “Sinto-me orgulhoso pela competência de nossos alunos, pelo profissional e o quanto divulgam a qualidade de ensino dos alunos da Fundação, pois possuem visão de mundo e perspectiva de futuro, fazem o curso com paixão.”
Esta paixão pela Geografia foi demonstrada pelo depoimento de duas ex-alunas do curso que compareceram ao evento: Belisa Polaci, formanda de 2006 e concluiu mestrado na Universidade Federal do ABC e Carolina Caimba, formanda de 2003 e faz doutorado na Universidade de São Paulo. As duas contaram suas experiências profissionais e como foram bem acolhidas após concluírem seus cursos na Fundação.
Na última quinta-feira, dia 29, o tema da semana foi “Transportes na Metrópole Paulistana”, e contou com a presença do magnífico reitor Oduvaldo Cacalano e também do pró-reitor de Administração e Planejamento professor Flávio Morgado. A palestra foi ministrada pelo professor Luciano Ferreira da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que abordou o transporte público de São Paulo dos anos 50, quando Adoniran compôs a música “trem das 11” até os dias de hoje.
No encerramento do evento neste sábado acontece o trabalho de campo sobre o transporte coletivo na metrópole paulistana. Mais informações sobre o evento ou sobre a aquisição dos livros, entrar em contato com a comissão organizadora ou com a coordenadora do curso de Geografia, professora Maria Glória da Silva Castro, nos e-mails: maria.gloria@fsa.br ou cursogeografia@fsa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário